Propaganda de Apostas de Desportivas

SportingBet Brasil
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Em 2012, estima-se que 6,84 milhões de pessoas apostaram on-line no continente europeu. De todos as apostas onine, as apostas desportivas são as que mais prevalecem, respondendo por 48,3% da indústria global de jogos online. Empresas de apostas desportivas na Europa estão prevendo atingir cerca de € 60 bilhões de rendimento bruto de jogo até 2018, excluindo o mercado desconhecido gerado pelos sites de apostas online.

A grande demanda por jogos de azar online

A grande demanda por jogos de azar online levou os legisladores da UE a desenvolver novas regras atualizadas para informar a política dos estados membros (Comissão Europeia). Isso fez com que as estruturas legais nacionais impulsionem seus negócios e que ao mesmo tempo protegem seus cidadãos dos efeitos indesejáveis ​​associados ao jogo online. Tais efeitos caem em dois grandes grupos: do ponto de vista da integridade econômica e esportiva, questões de manipulação de resultados; e do ponto de vista da saúde pública, questões vício em jogo.

Até hoje, a perspectiva do problema do jogo ganhou muito menos interesse de ambas as corporações esportivas e instituições públicas. Ao contrário das formas mais tradicionais de jogos viciantes como caça-níqueis, historicamente, as apostas esportivas não tem sido uma fonte de preocupação significativa. Muitos dos fatores de risco para o jogo excessivo simplesmente não estavam lá. No entanto, esses fatores de risco são substancialmente incorporado em apostas esportivas contemporâneas. Recursos do jogo como freqüência, intensidade e duração do evento – fatores conhecidos que influenciam o início de um possivel jogo desordenado, eram tipicamente ausentes dos esportes estruturados por apostas. No entanto, o produto das apostas são agora comercializados com novas funcionalidades como sacar dinheiro, trocar ou acumular que promete diversão maior e instantânea.

A transformação das apostas de uma descontínua (periódico e sujeito a disponibilidade) para uma contínua (onipresente, globalmente acessível e permanentemente disponível) forma de jogo alterou a natureza do jogo, levantando questões oportunas sobre suas conseqüências potencialmente prejudiciais. Em resposta, os operadores de apostas (ou seja, casas de apostas) tentaram inverter a maré de preocupações sociais em torno do jogo associando-o a atitudes positivas. Como um acelerador de aceitação social, a publicidade retrata personagens simpáticos envolvidos em atividades de jogos de azar, às vezes interpretado por celebridades do esporte com amplo apoio público. A moralidade do hedonismo, materialismo, cobiça, individualismo e fatalismo tradicionalmente ligados ao jogo está sendo revertido por casas de apostas em uma tentativa de dar a percepção de apostar como uma atividade de lazer e entretenimento.

A proliferação e difusão do marketing e publicidade de apostas desportivas

Para o consumir do esporte mediado é provavelmente auto-evidente para os fãs de esportes na maioria dos países da Europa Ocidental. De acordo com as estimativas da UE, mais de 150 milhões de euros são gastos todos os anos em patrocínios dos cinco maiores mercados do futebol. Exemplos envolvem patrocínios de jersey (na temporada 2015-2016, sete Premier inglesa.

Equipes de liga de 20 jogadores tinham como principais patrocinadores, os apostadores), rebatizando estádio (por exemplo, Bet365 Stadium para o time inglês Stoke City FC), anúncios na televisão, propaganda nas mídias sociais, banners eletrônicos no estádio e uma longa lista de outras justaposições entre o esporte e as indústrias de apostas.

No Brasil, os estudos em relação as apostas esportivas online são explorados com o objetivo de examinar o impacto potencial no jogo viciante dos recursos emergentes do produto e técnicas de publicidade usadas para comercializá-lo. Primeiro, a extensão da questão é avaliada revendo as taxas de prevalência de apostas desportivas e sua associação com distúrbios de jogos de azar.

Em segundo lugar, as principais mudanças na comercialização de produtos de apostas on-line são delineados, com foco específico nas novas características de situação e estrutura que tais produtos apresentam juntamente com a convergência de apostas on-line com outros produtos adjacentes. Em terceiro lugar, algumas das narrativas mestras de publicidade mais predominantes empregados pela indústria de apostas são introduzidas, e as implicações para o problemas de jogadores em menor escala são discutidos.

Em primeiro lugar é necessário citar que quando se trata de apostas desportivas, corridas de cavalo e cães em muitas jurisdições  são categorizadas separadamente do resto dos esportes em relação à contabilidade de receita. Da mesma forma, em países onde foram realizados levantamentos nacionais de prevalência de jogos de azar (por exemplo, Jogos de azar britânicos).

Em segundo lugar, embora muito popular em alguns países (por exemplo, Reino Unido, Japão ou Austrália), corridas de cavalos e cães são indiscutivelmente contexto-específico, com muitos países mostrando nenhum interesse aparente neles.

Sobre o autor

Thamires Lopes